Categorias: Autoestima, Comportamento

O vazio ocupa um espaço imenso

Será que seu vazio também te ocupa de forma imensa?🤔
.
Percebo como as pessoas se sobrecarregam de atividades, afazeres, ocupações somente para não viver o vazio que existe dentro delas.

Por exemplo, você já se percebeu trabalhando além do necessário somente para não ter que voltar para casa ou você já saiu o final de semana inteiro somente para não pensar naquele amor perdido?

O vazio que venho tratar hoje é aquele que causa dor, angústia. Um vazio que é tão doloroso que tendemos a fugir, correr, porque assim não o sentimos.

Diante de tanta ocupação que você vivia antes da pandemia, me vem à pergunta: qual era o vazio que você não queria sentir?

Nesse período de isolamento tenho recebido muitos clientes com queixa de depressão. Sabe porquê? Agora é o momento que só temos o nosso vazio.

Na Gestalt-terapia falamos sobre o conceito de Vazio fértil – “É o espaço vazio da ressignificação, onde o self costuma estar” (PHG, 1997, p.168), onde explica a importância de ficar no vazio para então se dar conta de seus sentimentos e necessidades. Então, acho que você já entendeu o porquê nos Gestalt-terapeutas entendemos o vazio como fértil… rsrs
.
⚡Então me conta aqui: Qual é o vazio que você está fugindo?⚡
.
Luciene Martins
Psicoterapia on line