Categorias: Autoconhecimento, Autoestima, Comportamento, Psicologia Clínica, Relacionamento

O que suas relações dizem sobre você

Quando você pensa nas suas relações pessoais, na forma como se coloca no mundo, seu sentimento é de satisfação ou frustração? Ter relações interpessoais satisfatórias não significa ser a pessoa mais extrovertida da festa, ou ter milhares de seguidores nas redes sociais. Mas sim ter uma rede de apoio, possibilidade de criação de vínculos, conseguir se colocar diante de conhecidos e desconhecidos.

Isto exige coragem de ser quem é, e segurança para se posicionar e interagir com o mundo. A competência social e a autoestima estão relacionadas, pois se você atua de forma hábil tem um sucesso maior nas situações sociais e, com isso, se sente melhor consigo mesmo.

Influenciadas por componentes cognitivos, as habilidades sociais são comportamentos adquiridos, aprendidos, e variam conforme o contexto ambiental e cultural. Então, se você respondeu que se sente frustrado nas relações interpessoais, saiba que estas habilidades podem – e devem – ser treinadas e desenvolvidas. A Terapia Cognitivo-Comportamental  pode ajudar você, fale comigo 😉

Carla Telles