Categorias: Autoconhecimento, Autoestima, Psicologia Clínica, Psicoterapia

Fui à análise e não tinha nada para dizer…

Já recebi alguns pacientes que depois de algumas sessões em que falaram bastante sobre suas questões, chegam para a sessão seguinte e me relatam: “hoje não sei o que falar, não me aconteceu nada..”. Pergunto sempre: Por que o nada já não é um acontecimento?

Será que em 01 semana nada aconteceu ou nada pode acontecer? E se nada acontecer, por que não podemos também encarar o nada como algo que não será dito – pelo menos, não naquele momento.

Não existem regras do que falar em terapia e de que deve se seguir um script do roteiro da semana. Isso é algo pré-estabelecido socialmente a respeito do que é estar em processo de terapia. O seu tratamento diz respeito a você e à sua fala. O que você tem vontade de dizer naquele momento? Ou às vezes, de não dizer?

O seu processo não é igual ao de ninguém e cabe ao profissional orientar que o espaço é para a sua escuta, do que você tem a dizer ou não. Afinal, o silêncio também tem seu valor e o seu recado, e nem sempre quem muito fala tem muito que dizer…