Categorias: Autoconhecimento, Comportamento, Compulsão

Voce sabe o que é Doomscrolling?

Doomscroling é um termo que define a nossa recente obsessão por ler notícias negativas ou deprimentes.

Todos os dias na internet, temos acesso a diversos conteúdos, que nos proporcionam a inclusão social e digital sem precedentes. Essa inclusão posiciona as pessoas em contato com outras e de uma forma involuntária as pessoas acabam captando novas informações a todo momento, o que é muito bom, pois não há nada de errado em se manter informado.

O problema é quando a busca por conhecimento, sobre notícias preocupantes, torna-se incontroláveis. Você entende que aquelas inúmeras informações são desagradáveis, mas você continua lendo cada uma das notícias.

Provavelmente, ao ler esse texto, você tenha se identificado ou lembrado de alguém próximo.

Estudos mostram que essa prática, cada vez mais comum, ganhou força no inicio da pandemia e vem acompanhando as pessoas, trata-se de um hábito que pode acarretar gatilhos de ansiedade e depressão.

Nesse contexto, especialistas da psicologia e saúde mental emitiram um alerta: o doomscrolling pode levar as pessoas a ficar mais ansiosas, esgotadas (física e mentalmente), com a falsa impressão de estarem informadas (pois elas deixam de diferenciar informações reais das falsas). Desta forma, é relevante analisar também a relação com as redes sociais e o abuso de eletrônicos. Veja, algumas dicas de especialistas para não ser dominado por más notícias: verifique as fontes das informações, saia (faça atividades ao ar livre) e evite usar telas de 1 a 2 horas antes e depois de dormir. É preciso ter muita consciência e força de vontade, evitando a autodestruição e retomando uma vida alegre e saudável.

Jádila Moreira