Categorias: Ansiedade, Autoconhecimento, Autoestima, Comportamento, Depressão

Psicoterapia para adolescentes: quando procurar?

A adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento, uma fase de intensas transformações e descobertas. Por isso, este período da vida provoca diversos conflitos internos e externos, principalmente quando há uma busca por tentar descobrir a própria identidade e um lugar que traga a sensação de pertencimento. Em meio a tantos acontecimentos vivenciados pelo adolescente, a psicologia pode ajudar neste processo de resolução dos conflitos.
Acompanhe abaixo alguns dos momentos em que é recomendado o auxílio psicológico para quem caminha pela adolescência:

QUANDO PRECISAR SE CONHECER:

Na fase da adolescência, é comum que eles se sintam perdidos e comecem a buscar o sentido da vida, por isso, tendem a querer encontrar o melhor caminho a seguir, porém não sabem para onde ir e, às vezes, nem mesmo onde querem chegar. Nesse caso, a psicoterapia se torna um espaço de reflexão e questionamentos sobre as suas dúvidas, os seus conflitos pessoais e as mudanças pelas quais atravessam. Com isso, é possível que eles se conheçam mais e tenham uma visão mais clara das possibilidades de caminho a seguir.

AO PASSAR POR PERDAS SIGNIFICATIVAS:

As perdas fazem parte da vida, sabemos, mas nem sempre é fácil aceitá-las e lidar com elas. Há momentos em que, após uma perda, o sofrimento se torna tão grande que começa a afetar diversas áreas da vida, tornando-se um período turbulento e minando o prazer de viver. A terapia favorece um olhar mais cuidadoso sobre o que está acontecendo com o adolescente, proporcionando que este receba a assistência necessária para lidar com o seu pesar.

QUANDO HOUVER PROBLEMAS EMOCIONAIS:

A ajuda psicológica também se faz necessária quando o adolescente tiver sentimentos e pensamentos relacionados a ansiedade, baixa autoestima, depressão, angústias, agressividade, entre outros comportamentos que estejam prejudicando e interferindo na vida pessoal, nos relacionamentos, nos estudos etc.
Para essas e outras demandas de atendimento, a psicoterapia possibilita amenizar o sofrimento, conhecer e desenvolver potenciais, explorar a criatividade e se fortalecer emocionalmente. Busque ajuda se for o seu caso, procure um(a) psicólogo(a).