Categorias: Ansiedade, Autoconhecimento, Autoestima, Depressão, Insegurança

Pensamentos disfuncionais: o que são?

Você já parou para pensar no que há por trás do que você pensa ou das palavras que diz?

A todo momento a mente recebe informações e está constantemente tentando interpretar e dar sentido a elas. A forma como interpretamos o que acontece no dia a dia revela o nosso conteúdo interno (ou seja, nosso estado emocional naquele momento ou também como somos como pessoas).

Nesse contexto, a psicologia traz a ideia de Pensamentos Disfuncionais, que são percepções “errôneas” que vão se construindo ao longo da vida e o indivíduo toma pra si como verdade, podem ser a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo. Elas podem impedir o crescimento e o avanço em diversas áreas. Um exemplo é quando surge algum desafio e o pensamento que vem é: “ah, nem vou tentar, já sei que não vou conseguir”. Neste caso, um dos sentimentos que este pensamento esconde é o de incapacidade e faz a pessoa agir como um desistente, não se empenhando para alcançar o que almeja. Esse é um tipo de pensamento que desanima, desmotiva e paralisa, impedindo a autorrealizaçao.

É importante criar o hábito de se questionar o que está preenchendo sua mente. “Que tipo de pensamento estou cultivando?”
Eu costumo dizer que pensamentos são como sementes, ou você cultiva ou descarta. Se a escolha é cultivar, aquilo que era bem pequeno logo tomará grandes proporções e sua vida será regida por isso. Reflita em qual tem sido o tema do seu pensar nos últimos dias, pois nós nos comportamos de modo a confirmar aquilo que pensamos.

O que o seu pensamento faz por você hoje?

Letiane Rosa