Pensei por algumas horas, o que seria interessante escrever para este blog, quais assuntos poderiam gerar dúvidas, fiz uma breve pesquisa, entre meus amigos e parentes e recebi três perguntas similares: Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?
Penso que muitas vezes, até para profissionais da área da saúde, essas incertezas são comuns.Vou tentar ajuda-los a entender em que ponto cada área atua e onde esses saberes se complementam.
Não é fácil demarcar em qual lugar termina uma e onde começa outra – dado que as vertentes entre as profissões estão entrelaçadas e, em alguns casos, fluem uma outra. De toda forma são atuações diferentes. Vamos descobrir.
Psiquiatria é uma especialidade da medicina, durante a especialização, o médico, adquiri o conhecimento completo do funcionamento cerebral, tanto a parte orgânica quanto a mental. O Psiquiatra irá solicitar exames completos e está habilitado para prescrever medicações, caso necessário, sua forma de avaliar o paciente está voltada para avaliação biológica e neuroquímica do indivíduo.
Psicólogo é o profissional que estuda e analisa os diversos fenômenos psíquicos e comportamentais dos indivíduos, seu modo de avaliação é focado na investigação do comportamento disfuncional. Trabalha com as emoções, os pensamentos e os valores do paciente, com base nestes aspectos constitui sua atuação, tornando-se capaz de diagnosticar, prevenir e tratar doenças psicológicas.
Ambos são profissionais da saúde mental, a diferença central está no método de investigação e na proposta de tratamento. De acordo com o diagnóstico de cada paciente, é bem-vindo e recomendado estabelecer uma ação conjunta dessas especialidades, objetivando o alívio dos sintomas do paciente.
Por isso, se você está precisando de ajuda e não sabe a qual especialidade recorrer, pesquise, converse com os profissionais das duas áreas. Se ainda lhe restam dúvidas ou considera que um psicólogo o/a pode ajudar, marque uma consulta informativa gratuita.
Estou disponível para esclarecer as suas dúvidas e dar-lhe orientações, sem qualquer compromisso.
Fontes:
https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/psiquiatra
https://vaidebolsa.com.br/blog/mercado-de-trabalho/diferenca-entre-a-psicologia-e-a-psiquiatria/
https://apsiquiatra.com.br/qual-a-diferenca-entre-psicologo-e-psiquiatra/
https://www.fepo.com.br/psicologia/diferenca-entre-psicologo-e-psiquiatra/