O que você pensa não é uma verdade absoluta. Mais do que aceitar do outro uma visão diferente, ter esta consciência faz com que você mesmo se permita enxergar por outros ângulos. Não é fácil internalizar isso, pois percebemos nosso pensamento como a verdade que rege o universo. E é essa rigidez que nos paralisa diante de situações desafiadoras.
A forma como enxergamos determinada situação vem sempre carregada de nossas crenças mais profundas, que se formam ao longo de nossa história de vida. Essas crenças podem ser adaptativas – não necessariamente felizes, mas condizentes com a realidade – ou desadaptativas – distorcidas, sem evidências bem fundamentadas.
A terapia cognitivo-comportamental busca identificar tais crenças e pensamentos automáticos oriundos destas, e trabalha especialmente naquelas que causam sofrimento psíquico. Identificar as distorções cognitivas é fundamental para o desenvolvimento pessoal, pois a modificação do pensamento implica alterações na forma como nos sentimos e em nossas atitudes.
Então, é sim possível flexibilizar sua forma de se enxergar e de se relacionar com você e o mundo. Possivelmente, seu sofrimento atual está relacionado ao seu ponto de vista da situação. Vamos buscar outros ângulos de visão?