Categorias: Relacionamento

Você sabe dizer NÃO?

Você tem dificuldade em dizer não, quando te pedem alguma coisa, mesmo que essa coisa te prejudique de alguma forma?

Se a sua resposta foi sim, não se desespere, muitas pessoas tem essa mesma dificuldade. Mas isso não significa que você deva se conformar em se prejudicar em algumas situações para atender ao outro simplesmente porque você não está sozinho(a) nessa.

Quando dizemos SIM sempre para o outro, dizemos muitos NÃO’s para nós mesmos(as).
Não estamos aqui para agradar ou atender a todos, até porque isso é algo impossível e está tudo bem nisso.
Muitas vezes, nos sentimos culpados por desagradar ao outro e fazemos sacrifícios para dizer SIM ao que nos pedem, acreditando que se não defendermos os direitos alheios (mesmo que às custas das nossas necessidades) seremos egoístas e insensíveis e esse tipo de pensamento não é verdadeiro e nem um pouco assertivo, como traz o autor Walter Riso em “O direto de dizer NÃO”.

No livro, o autor diz que “uma pessoa é assertiva quando consegue exercer e defender os seus direitos pessoais, como dizer “não” quando necessário ou ir contra alguma opinião, mas sem ser submisso ou se deixar manipular e sem violar os direitos dos outros como fazem os agressivos”.

Nós não só temos o direto de dizer NÃO como devemos fazê-lo para que possamos escolher a nós mesmos. E você, consegue dizer não?!