Categorias: Autoconhecimento, Autoestima, Psicologia Clínica, Vida Financeira

Vamos falar de dinheiro?

Ao longo desses 12 anos trabalhando como psicóloga clínica, entendi que desenvolver uma boa relação com o dinheiro traria um impacto significativo para alcançar uma estabilidade financeira.

Para isso, precisei rever minhas crenças em relação ao dinheiro e desenvolver hábitos que favorecesse o meu crescimento financeiro.

Alguns deles foram:

✅ Gaste menos do que você ganha independente do valor do seu salário. Mesmo que para isso você precise, inicialmente, abrir mão de coisas que “parecem” essenciais.

✅ Seu maior desafio é saber administrar pouco dinheiro. Quando sua receita aumentar, será mais simples e mais gostoso usar o comportamento desenvolvido anteriormente para planejar sua vida e alcançar seus objetivos.

✅ Não crie ilusões e nem desculpas do tipo: “Ganho muito pouco por isso tenho dívidas” e “Ganho muito pouco e por isso não consigo juntar dinheiro”. Se não administra bem o dinheiro que ganha hoje, não será ganhado mais que conseguirá cuidar bem dele.

✅ Você precisa desenvolver bons hábitos financeiros começando agora, exatamente onde você está. Precisa sentir que é capaz de cuidar bem do que possui para se autorizar a ter mais.

✅ Reveja suas crenças pessoais em relação ao dinheiro. Eu mesma agi assim. Percebi que algumas “verdades introjetadas” estavam dificultando a minha relação com o valor da minha consulta, por exemplo.

Leia também: Vamos falar de dinheiro ? – Parte 2

psicologia-clinica-tijuca

 

Lu Zimmerer