Categorias: Relacionamento

Terapia de Casal melhora o relacionamento?

Há algum tempinho, participei de uma entrevista para um trabalho da Universidade Veiga de Almeida – RJ- sobre Terapia de Casal.  Deixo aqui as perguntas!

 Existe uma forma madura de lidar com um relacionamento?

Uma forma sim, mas não uma formula. Dentro de uma relação as pessoas não podem perder a capacidade individual de reflexão, de se questionarem.  Vejo que pessoas que tem um autoconhecimento mais desenvolvido conseguem passar pelos problemas de uma forma mais adulta, mais responsáveis. Depositam menos culpa das dificuldades no parceiro e acabam sendo mais assertivas com suas reais necessidades.

Qual a melhor maneira de ter uma sintonia na hora de problemas?

A empatia costuma ser um caminho interessante. Você poder falar para o parceiro como você se sente diante de  determinado problema  ao invés de trocar acusações ou colocá-lo  como responsável sozinho por uma situação.

Até que ponto uma discussão pode ser saudável e normal?

Não existe uma regra principalmente quando falamos de sentimentos, quando estamos a flor da pele ou passamos por alguma frustração no relacionamento. Tudo depende de como cada casal de ajusta, como se fazem ouvir um pelo outro.

É claro que discussões são menos danosas quando não carregadas de ofensas e agressões, tendo em vista que esses podem causar danos irreparáveis numa relação.

É importante ter uma certa distância no relacionamento para que ele seja duradouro?

Podemos falar em distância no sentido de cada um preservar sua individualidade.  O ser humano costuma se nutrir de vários aspectos na vida: profissão, amigos, família, lazer, espiritualidade e os afetos. Se você fizer do seu parceiro a única fonte de satisfação é bem provável que isso cause uma sobrecarga e gere insatisfação de ambos os lados.

Além de objetivos em comum, o que mais é bom para que se tenha uma boa troca?

Objetivos em comum é um caminho bem interessante. Porém o mais desafiador é manter o respeito e admiração pelas diferenças que inevitavelmente irão surgir com o passar dos anos.

Por mais parecido que um casal possa ser, ao longo da vida somos atravessados por muitas influencias e vamos nos transformando e mudando. Uma semelhança/ objetivo inicial numa relação  não é garantia de uma semelhança  e objetivos comuns no futuro.

 Qual é a importância dada para a terapia de casal? E as indicações?

A Terapia de Casal ajuda a esclarecer alguns pontos obscuros  e que interferem  na relação. Os casais quando chegam na terapia não se dão conta de como sofrem interferência das  bagagens da vida familiar anterior ao casamento.

A terapia de casal  surge como uma possibilidade de cuidado em meio aos caos. Quando falo em cuidado isso implica em pensarmos juntos o que é melhor para o casal, seja a reaproximação ou um distanciamento.

A melhor indicação é o desejo, necessidade e disponibilidade do casal em estar juntos para tentar cuidar de suas dificuldades. Mas se posso falar em uma indicação, creio que quando a capacidade de dialogar se esgota e quando eles se veem vivenciando com muita frequência as mesmas dificuldades.

Existem consultorias diferenciadas para cada problema específico ou é um trabalho mais geral? 

Dentro da psicoterapia creio que não. Pelo menos essa não é minha abordagem. O terapeuta ajuda o casal a clarear suas necessidades faz as intervenções de acordo com a historia daquele casal.

Não é um trabalho fácil. Num relacionamento amoroso não existe mocinho nem bandido. É bem difícil esse processo de responsabiliza-los pelas suas dificuldades. Cada um tem sua verdade. Geralmente eles e sentem vitimas das ações  um do outro e  tentam me convencer que sua dor é maior que a dor do parceiro.

Mas com o tempo de terapia, eles amadurecem individualmente  e como casal. As mudanças surgem e a relação fica mais madura.

 Como manter a individualidade em um relacionamento amoroso?

Você precisa estar conectado com as coisas que gosta e saber quando priorizá-las.  É importante preservar esse espaço e não depositar o sentido de sua vida nas mãos do seu parceiro.

Luciana Zimmerer