Categorias: Psicologia Clínica, psicólogo

Objetivos da terapia na abordagem Gestáltica

Para você que está pensando em começar um processo psicoterapêutico, aqui eu explico um pouquinho quais são objetivos de uma terapia na abordagem gestáltica.

1- desenvolver a consciência sensorial, emocional e relacional de si mesma – é saber identificar suas emoções e sentimentos, reconhecer e nomear suas necessidades (emocionais e fisiológicas) para si e para o outro.

2- aprender a ser protagonista e autor da própria vida, se apropriando das experiências, das consequências de seus atos, em vez de projetá-los nas outras pessoas.

3- desenvolver consciência das suas necessidades, ou seja, saber o que precisa, e desenvolver habilidades para satisfazê-las sem desrespeitar os outros.

4- ter um contato mais pleno, presente e profundo consigo e com as pessoas a sua volta.

5- perceber cada vez mais seu poder pessoal e sua capacidade de se dar suporte, em vez de apenas reclamar, recriminar e imputar culpa a terceiros.

6- tonar-se sensível ao ambiente que o cerca, percebendo as sutilezas de um campo emocional e afetivo, aprendendo a ser capaz de se proteger em situações tóxicas ou de risco.

7- aprender a assumir a responsabilidade pelos seus atos e pelas consequências desses.

Se fez sentido pra você, me procure para conversarmos um pouco mais. Realizo atendimentos online e presencial em Florianópolis.

Referência:

PINTO, E. B. Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia. São Paulo: Summus, 2015.

Maria Luiza Iusten