Categorias: Autoconhecimento, Psicologia Clínica, psicólogo

O medo é importante

O que é o medo?

O medo é um sentimento de proteção.

Tem  como finalidade enviar um alerta para o  pelo organismo, com a finalidade de proteção do corpo e integridade da pessoa, para além disso o medo é uma sensação emocional diante de algo que se acredita ser uma ameaça.

Importante ressaltar que o medo pode ser real, a exposição ao perigo pode ser verdadeira, mas está diretamente a fatos que estão acontecendo no momento, porém, existem medos irreais produzidos pela imaginação e fantasias catastróficas que somente acontece em nosso pensamento.

O medo é uma resposta do organismo, em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina.

As reações do medo podem ser as mais variadas como: aceleração dos batimentos do coração, palidez da pele, excesso de suor, ressecamento dos lábios etc.

Isso acontece, pois, o corpo entende que na possível exposição ao perigo, ele está se preparando para lutar e/ ou fugir, com a finalidade de proteção do corpo.

O medo é um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana. Uma pessoa sem medo nenhum pode se expor a situações extremamente perigosas, arriscando a própria vida, sem medir as possíveis consequências trágicas de seus atos.

Josyane Tolentino