Categorias: Ansiedade, Autoconhecimento, Autoestima, Comportamento

Entre o passado e o futuro

“Não posso voltar pra ontem, porque lá eu era uma outra pessoa” (Alice no País das Maravilhas)

Você já ouviu de amigos ou familiares as seguinte frase: “olha pra frente, esquece o passado, pra frente é que se anda…etc” ?  Sempre tem alguém pra te dizer que precisa olhar e pensar mais no futuro. se preparar para o futuro, para o que virá.

Mas, acontece que muitas vezes ficamos presos entre o passado e o futuro. Olhamos para o passado com pesar pelas coisas que não fizemos, com nostalgia pelo que deu certo, com arrependimento pelo que não deveria ter feito.  Muitas vezes passamos um bom tempo lamentando a perda daquilo que se foi… Olhamos para o futuro, sonhando com o que poderia dar certo, ou sofrendo pelo que pode dar errado.  “E SE der tudo errado?”

Mas, e o presente?  Por que é tão difícil FICAR no tempo presente? Por que é tão difícil focar no que acontece agora?  Focar no que acontece hoje, nesse momento?

 

Repara,  Quando algo bom acontece, nós imediatamente começamos a planejar o futuro dessa coisa boa, por exemplo, ganhou um promoção, começa a pensar o que fazer QUANDO receber o valor desse novo cargo… ou digamos que ganhou uma viagem, começa a planejar como vai ser bom estar lá… e por ai vai.  A alegria do momento presente dura muito pouco e logo se torna em ansiedade pelo que virá.

Ou, se algo ruim acontece, nós imediatamente voltamos ao passado e lamentamos com nostalgia pelo que já passou,

Hoje quero te convidar a exercitar a permanência no presente. Saboreie suas experiências presentes. Ame o caminho, ame a viagem, ao invés de imaginar o destino final.   E se o seu presente estiver incomodando, tudo bem, pois não há mudança ou crescimento sem incômodo.

O passado é importante pelas historias que compõem a pessoa que você é … Mas é o presente que define o futuro que você vai ter ou ser.

Leia também: Dias Difíceis Precisam de Âncoras

entre-passado-futuro