Categorias: Amor Próprio, Autoconhecimento, Autoestima, Relacionamento

Como é a construção do seu autoconhecimento?

Recebo muitos questionamentos dos meus seguidores aqui, me perguntando: Como eu faço para me conhecer melhor?

Difícil responder essa pergunta, mas acho que essa imagem ilustra bem o que vou tentar explicar.

Autoconhecimento acontece de forma contínua e ao longo de toda a sua vida, ou seja, o processo de auto conhecimento nunca acaba.

Da mesma forma que precisamos experimentar aquela prato de comida que nunca vimos antes, também precisamos nos experimentar na vida.

Esses dias um cliente estava falando sobre a sua infelicidade no trabalho e que mesmo diante de tanta insatisfação tinha dificuldade de fazer algo para mudar esse contexto.

Claro que a mudança de uma atividade de trabalho é algo que impacta toda a vida da pessoa se não for muito bem pensada. Então a pergunta é: Como fazer para mudar? A melhor opção é investir no seu processo de autoconhecimento.

Voltando a história do meu cliente, ele é uma pessoa muito rígida na vida, não experimenta nada de diferente, viaja para o mesmo lugar sempre, come sempre o mesmo lanche. Ou seja, essa pessoa é muito rígida nas suas rotinas, claro que terá dificuldade em mudar de emprego.

Minha sugestão para ele foi: experimente coisas novas na vida, comece por pequenas coisas, por exemplo, peça um lanche diferente…

Agora você deve estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver?”
Tuuuudo meus queridos!!!

Não parece, mas essa experiência de experimentar, mesmo que seja pequenas coisas pode aprimorar o seu processo de autoconhecimento. E a medida que você vai se apropriando de quem você é, você também se torna mais capaz de tomar as grandes decisões da sua vida. Então, experimente sempre e se você faz terapia leve a sua vivência neste novo experimento para a sua sessão de psicoterapia.

Me conte aqui: qual a última coisa que você experimentos na vida?

Luciene Martins

Psicoterapia on line