Muitos me perguntam: Mas Louise, qual a diferença entre fazer análise e fazer terapia? Não é tudo a mesma coisa?
Respondo sempre que sim e que não.. Não é que alguém que faça análise não possa também ser enquadrado como alguém que faz terapia, mas são processos distintos de trabalho. A terapia, ou psicoterapia, é a prática que um profissional pode exercer tendo em vista processos psicológicos de tratamento, independente da abordagem com a qual trabalhe – ou seja, não importa a especialização e como escolha conduzir seus casos de tratamento, estará praticando a psicoterapia.
Já a psicanálise, a famosa análise, é um estilo de tratamento diferenciado. Um método de tratamento que foi criado pelo famoso Sigmund Freud, com o intuito de aliviar o sujeito de suas angústias, incertezas, mazelas, através da fala livre. Na análise, você pode falar livremente o que vier à sua cabeça e será trabalhado o conteúdo trazido, juntamente com sua história de vida, de infância, o que te formou e trouxe até o presente momento, como também o conteúdo de seus sonhos. Os sonhos são uma poderosa ferramenta para o tratamento psicanalítico!
A Psicanálise tem o intuito de trazer à tona o que temos em nosso inconsciente, através da fala, de nosso discurso. Por que não experimentar? Fazer análise é responsabilizar-se por nossas escolhas e buscar um entendimento maior sobre nossa formação enquanto sujeitos de desejo e atuantes em sociedade!
*Imagem: Senior Salme – El Pais (editada).