Categorias: Ansiedade, Comportamento

A Pandemia e a cobrança por produtividade

Por mais que em alguns momentos não pareça, ainda vivemos um período de pandemia. Mais de  1 ano após seu início, como você tem lidado com a reclusão? Você se cobra por produtividade? Cobra-se para aproveitar o “tempo livre”? É maravilhoso colocar as atividades em dia quando nos sentimos motivados, mas isto se torna um problema quando a motivação se transforma em cobrança.

A observação da vida do outro na TV, na Internet e nas redes sociais fortalece esta exigência interna. Ironicamente, quanto mais nos cobramos, menos produtivos somos, pois cobrança gera ansiedade. As redes sociais, neste momento de pandemia especialmente, têm sido nossa principal forma de nos comunicar com o mundo, porém, a comparação com o outro se torna um aspecto negativo deste tipo de comunicação quando nossos pensamentos estão voltados para o autojulgamento, como “eu deveria estar fazendo isto”.

“Fulano já leu 3 livros na quarentena, completou a pós, fez investimentos, maratonou 2 séries, está fazendo exercícios e terapia, e eu nem consegui fazer minha cama”. Esse tipo de pensamento é comum pra você? O excesso de cobrança nos paralisa. Então, respeite seu tempo. Nesse sentido, permita-se parar, descansar, respirar. Só você sabe o que se passa em sua mente, então escute o que ela lhe diz sobre o que é prioridade para você neste momento. Parar, respirar e meditar é sim ser produtivo; é um investimento em você.

Leia também: O que realmente é Importante pra Você?

Carla Telles