Para você que está pensando em começar um processo psicoterapêutico, aqui eu explico um pouquinho quais são objetivos de uma terapia na abordagem gestáltica.
1- desenvolver a consciência sensorial, emocional e relacional de si mesma – é saber identificar suas emoções e sentimentos, reconhecer e nomear suas necessidades (emocionais e fisiológicas) para si e para o outro.
2- aprender a ser protagonista e autor da própria vida, se apropriando das experiências, das consequências de seus atos, em vez de projetá-los nas outras pessoas.
3- desenvolver consciência das suas necessidades, ou seja, saber o que precisa, e desenvolver habilidades para satisfazê-las sem desrespeitar os outros.
4- ter um contato mais pleno, presente e profundo consigo e com as pessoas a sua volta.
5- perceber cada vez mais seu poder pessoal e sua capacidade de se dar suporte, em vez de apenas reclamar, recriminar e imputar culpa a terceiros.
6- tonar-se sensível ao ambiente que o cerca, percebendo as sutilezas de um campo emocional e afetivo, aprendendo a ser capaz de se proteger em situações tóxicas ou de risco.
7- aprender a assumir a responsabilidade pelos seus atos e pelas consequências desses.
Se fez sentido pra você, me procure para conversarmos um pouco mais. Realizo atendimentos online e presencial em Florianópolis.
Referência:
PINTO, E. B. Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia. São Paulo: Summus, 2015.