Categorias: Comportamento

Como os nossos traços de personalidade podem influenciar no comportamento alimentar

Como assim, a nossa personalidade pode influenciar na maneira como nos relacionamos com a comida?

Isso mesmo, os nossos traços de personalidade afetam também o nosso comportamento alimentar.
Mas antes vamos entender o que se quer dizer quando falamos de personalidade.
A personalidade é a nossa forma de Ser no mundo, a maneira como nos comportamos nos diferentes âmbitos da nossa vida, a forma como nos relacionamos com as outras pessoas, nas situações, com o mundo de fato. São os traços como extroversão, introversão, impulsividade e tantos outros.
Dessa forma podemos entender o que isso tem a ver com a forma como comemos.
Com certeza você deve conhecer alguém muito EXTROVERTIDO, que está sempre em eventos, com grupos de amigos, onde nessas situações há uma oferta de comida, sendo essa quase sempre comida gordurosa, ultraprocessada, rica em caloria, em grande quantidade, etc.
Já os que são mais ABERTOS AO NOVO, estão mais dispostos a novas experiências, a aceitar convites, a experimentar alimentos, a conhecer novas culturas.
Uma pessoa com traço de personalidade mais rígido e controlador tende a ser mais rigoroso na forma de se alimentar, conseguindo manter dietas, controlando os impulsos, tendo assim mais facilidade para seguir regras.
E aqueles INSTÁVEIS EMOCIONALMENTE? Acredito que já imaginam como seja! Essas pessoas geralmente são impulsivas também com a alimentação., atendendo sempre a ‘fome dos olhos e da boca’, sem refletir sobre querer ou não comer, dever ou não, se o corpo precisa ou não, simplesmente atendendo ao primeiro sinal que a mente dá, seu comer é bastante emocional e com pouca qualidade nutricional na maior parte do tempo.
E agora, você acredita que a personalidade pode influenciar diretamente na forma como nos relacionamos com a comida?

Bianca Sales