Quantos trabalhos você já recomeçou inúmeras vezes, porque não estava perfeito?
Porque buscamos tanto pela perfeição?
PERFEIÇÃO – substantivo feminino
1. mais alto nível numa escala de valores.
Somos constantemente informados de que uma coisa para ser boa precisa ser algo sem falhas. Desde a infância, somos criados para ter os melhores resultados, a melhor aparência, a melhor colocação, as melhores notas. A ideia de resultados altos vem, na maioria das vezes, unido à ideia de qualidade.
Mas, isso é ruim? querer algo perfeito? Buscar os melhores resultados?
Não. Desde que essa busca não interfira no seu modo de vida, nem no nível de saúde emocional e física.
“A autoeficácia refere-se às crenças que a pessoa tem acerca da sua capacidade para organizar e executar ações requeridas para alcançar determinados padrões de desempenho. A percepção da autoeficácia não é relativa ao número de habilidades que temos, mas ao modo como julgamos o que fazer com o que temos, sob uma variedade de circunstâncias”
A busca por melhores resultados pode ser considerada um problema quando se começa a deixar de lado o prazer de realizar cada atividade. A essa busca incessante por melhores resultados, nós chamamos de Perfeccionismo. Ao buscar a perfeição, ou a excelência no mais alto grau, você se torna uma pessoa aprisionada ao fato de que não pode errar, não pode falhar.
Essa expectativa exige sempre mais, e com essa exigência surge a comparação com os outros e com a comparação surge a crença de incapacidade. Essa crença de incapacidade te leva à procrastinação.
Mas, é possível mudar essa forma de ver o mundo? Essa forma de pensar?
Sim é possível! Alinhando expectativas e realidades.
Por exemplo: digamos que você tem um trabalho, ou tarefa para realizar – pense:
“O que você espera do seu trabalho?” (expectativa).
“O que você consegue preparar com as condições que você tem?” (realidade)
O que pode acontecer, caso apresente o trabalho como está, ou nas condições que você tem?
Pense nos seus reais motivos pra realizar tal tarefa, pense no que é possível fazer para se aproximar mais daquilo que você espera, sem ferir a sua realidade.
Não espere os seus resultados com a história dos outros.
E por fim, acredite em você e não se compare. Cada um tem um jeito, um modo, uma forma , uma marca, uma historia. Não espere os seus resultados com a historia dos outros. Encontre a sua e não busque elogios ou opiniões, apenas observe se te agrada e vá em frente!
Faz sentido?