Categorias: Amor Próprio, Autoconhecimento, Autoestima, Insegurança, psicólogo

O que não te contaram sobre o autoconhecimento

Vou te falar aqui o que você precisa saber sobre o autoconhecimento…

O autoconhecimento não é mágica e não tenho o objetivo de romantiza-lo por aqui. Por isso, quero te contar alguns pontos que vejo ser muito importante que você saiba sobre o processo do autoconhecimento ta bem? Segue o fio…

Antes de tudo, O QUE É o autoconhecimento?

O processo de autoconhecimento é o movimento de se conhecer, de olhar para a sua história, suas dores e feridas. Perceber quais são essas pesos e buraquinhos que foram se formando na sua vida que você ainda carrega com você nas suas relações atuais. É o movimento de olhar para dentro para movimentar fora.

Quais são esses pontos então que eu preciso saber?

– O autoconhecimento não virá com uma receita de bolo. Não é aquele “nossa, agora me conheço então tudo vai dar certo e ser perfeito na minha vida.” Você irá errar e aceitar, mas vai ser através do autoconhecimento que você vai conseguir perceber e diferenciar o que fazer sentido ou não para você, o que te faz bem ou não e o que você quer ou não na sua vida.

– O autoconhecimento não tem data marcada para finalizar. Esse processo é constante, não existe apenas uma linha de chegada. Existem várias, cada vez que você olhar para si com carinho buscando se conhecer você vai aprender algo novo sobre você. Afinal estamos em constante mudança e evolução.

Não é um processo fácil. O autoconhecimento tem sido muito romantizado por ai, então calma, não se engane. É um processo, pode ser doloroso em alguns momentos. Afinal, o autoconhecimento te convida a olhar para a sua história, a olhar para algumas feridas que talvez você tenha escolhido guardar.

Dito tudo isso, é através do autoconhecimento que saímos de relações e lugares que não nos cabem mais, que nos machucam e então passamos a assumir o papel de protagonista e responsável da nossa própria história.

Amanda Fernandes