Você já se pegou pensando e pensando e planejando todas as coisas que você irá resolver? Os vários projetos engavetados que você quer começar e não saíram do papel? Quantas não foram às vezes que metas inalcançáveis foram impostas a si, e o fruto colhido da demanda não atendida, foram emoções negativas que perpassaram pela incerteza, medo, frustração, raiva ou tristeza.
A correria, competitividade, o excesso de cobrança, a comparação, incapacidade de dizer não, a falta de consciência de si e conhecimento do seu potencial, são todos empecilhos quando planejamos o futuro promissor e no que desejamos realizar.
Das coisas que atrapalham nosso dia a dia, decidi elencar 3 como as que percebo mais prejudiciais e que aparece com frequência na minha clínica. Te convido a pensar sobre elas.
1 – Comparação –> Olhar para vida de outra pessoa, seja amigo, colega de trabalho, namorado(a), marido, esposa, vizinho, e comparar com o que você conquistou, realizou ou não é ser nocivo consigo. Faça o seguinte exercício, sempre que for seduzido pelo ato de comparar, se compare com o seu passado, com o seu antes, e avalie o que mudou, o que fazia que não se repete, ou que não sabia e hoje sabe. Ok?
2 – Incapacidade de dizer não –> Aceitar todas as demandas, dizer sim o tempo todo, querer abraçar o mundo, será que você precisa dizer tanto sim?? Pare, e pense um pouco e reavalie a quantidade de permissões que você dá ao outro. Se digo sim o tempo todo para mundo, digo não para mim.
3 – Consciência de Si –> A tarefa mais significativa e uns do foco da Terapia é o autoconhecimento. Quem tem como objetivo: identificar a sua forma de funcionar no mundo, a maneira que você faz as suas escolhas, as suas potencialidades e suas deficiências. A partir daí, quando escolher, você vai fazer muito consciente.
Agora, tendo mais autoconsciência você fica integrado e seus planos serão mais coerentes com a pessoa que é, com o que é possível, com os recursos que possui e assim conseguirá fazer escolhas mais saudáveis para sua vida ter mais qualidade.
Se você quer resolver os seus incômodos, independente quais sejam, primeiro se conheça, a partir daí será possível usufruir de uma vida mais prazerosa.
Busque um profissional qualificado para te auxiliar. Boa sorte.