Categorias: Filhos, maternidade, Maturidade Emocional, Psicologia Clínica, Psicoterapia

Imaginação e Criatividade na 1º infância

 

A primeira infância se inicia do nascimento até os 6 anos de idade, é uma fase marcada por diversas descobertas, aprendizados e todos os estímulos nesse período serão grandes potencializadores, sejam  estes positivos ou negativos. Com o objetivo de orientar pais e cuidadores esse breve texto irá contribuir de forma  objetiva de como é possível estimular a imaginação e a criatividade das crianças na 1º infância:

  • A leitura como um suporte para a imaginação: Quando inserimos histórias infantis como brincadeiras na rotina das crianças proporcionamos a elas a capacidade de imaginar personagens, visualizar novas situações e influenciando também a capacidade de interagir com as histórias. Leia histórias infantis para as crianças e permita que ela faça a leitura dela ainda que seja somente visual.
  • A importância do material pessoal de atividades: O papel, a massa de modelar, a tinta, o lápis de cor, assim como outros materiais, não devem ser restritos ao uso escolar, eles precisam fazer parte da rotina diária, esses pequenos materiais possibilitam o desenvolvimento dos traços assim como ao desenvolvimento neuropsicológico, motor e cognitivo.
  • Brinquedos educativos: A dúvida que por diversas vezes muitos pais ou cuidadores apresentam. ”O que é um brinquedo educativo?”. O brinquedo educativo é  aquele que apresenta uma faixa etária adequada, que estimule principalmente: a concentração, linguagem, coordenação motora, resolução de problemas e memória.
  • Disponibilize músicas infantis: As músicas infantis  proporcionam diversas vantagens tanto para família quanto para criança da seguinte forma: influenciando a linguagem adequada e desenvolvimento linguístico da idade, contribuindo para a percepção de  emoções, desenvolvendo a linguagem corporal e a percepção auditiva.

São exemplos acessíveis que fazem grande diferença e possibilitam a criança uma fase com estímulos saudáveis e funcionais.

Grande abraço, Tiala Mírian Nolasco – Psicóloga CRP: 03/23102.