Já entrou em um relacionamento por medo de ficar só?
Não se preocupe… Essa atitude é mais comum do que você pensa!
Somos seres relacionais.
A Psicologia Social explica conceitos de relacionamentos interpessoais que podem ocorrer em vários níveis e envolver diversos sentimentos entre eles, amizade e amor.
Sendo assim, o fato de sermos movidos a buscar relações uns com os outros junta-se à exigência da sociedade de que as pessoas tenham pares formados. A partir dessa “cobrança” social, muitas vezes a necessidade de estar com alguém é mais intensa do que a vontade de conhecer e estar com alguém que de fato faça sentido às suas expectativas.
E como resolver isso? Como saber escolher a pessoa certa para estar ao seu lado? Ou como saber quem é a pessoa certa?
- Conhecendo a si mesmo – a primeira coisa a se fazer é buscar entender as suas próprias necessidades. Reflita sobre seus desejos internos, o que te faz feliz. Dessa forma não vai colocar a expectativa no que o outro deve fazer por você.
- Entender sua história em outros relacionamentos e como se comporta. – Entendendo a sua historia é possível identificar seus padrões de comportamento. Isso ajuda a identificar as sua escolhas.
- Acreditar na sua intuição e aprender a enxergar suas próprias necessidades – um grande equivoco nos relacionamentos é esperar que alguém faça por você aquilo que você mais deseja, mas como a outra pessoa pode te dar algo que muitas vezes nem você sabe o que é??
Acontece que não saber refletir sobre seus desejos internos te faz aceitar o que está disponível, e não o que busca ou gostaria de fato. Portanto, mude sua situação, acredite que você pode escolher estar com alguém que combine com aquilo que você deseja, mas pra isso é preciso enxergar e entender o que você deseja.
Um abraço,